COMO FAZER UM PLANO DE NEGÓCIO – PASSO A PASSO

Uma dúvida frequente entre empreendedores é saber como fazer um plano de negócio.

Essa ferramenta é uma das mais completas e estratégicas para avaliar uma ideia de negócio e identificar se ela é realmente uma oportunidade.

O plano de negócios é um documento usado para descrever o seu empreendimento e o modelo de negócio que o sustenta. Através dessa ferramenta você poderá organizar a estrutura do negócio.

Além disso, através de um plano de negócio você define estratégias, organiza recursos e atribui papéis a cada pessoa que irá compor sua equipe de trabalho.

Tópicos desse artigo:

1 Objetivos de um Plano de Negócio

2 Como Fazer um Plano de Negócio Passo a Passo

2.1 Sumário executivo

2.2 Análise de mercado

2.3 Plano de marketing

2.4 Plano operacional

2.5 Plano financeiro

3 Para Finalizar

Objetivos de um Plano de Negócio

Mais adiante mostraremos como fazer um plano de negócio passo a passo. Antes, veja quais são os principais benefícios em utilizar essa ferramenta administrativa.

  • Testar a viabilidade de uma ideia de negócio;
  • Captar recursos financeiros para a sua empresa;
  • Informar com precisão sobre o negócio da empresa;
  • Dar credibilidade à empresa;
  • Conferir orientação estratégica aos gestores;
  • Organizar informações sobre o negócio e suas estratégias;
  • Conquistar novos sócios para o negócio.

Ao fazer um plano de negócio você deverá responder às seguintes perguntas:

Qual é o seu negócio? 

Descreva o que é o negócio, qual é a oportunidade e como você vai ganhar dinheiro com ela.

O que você vende? 

Aqui você vai mostrar o modelo de negócio da empresa, ou seja, o que você está vendendo, de que forma e como a empresa vai ganhar dinheiro.

Qual é o seu mercado? 

Defina o seu público-alvo, o nicho de mercado que vai atuar, os competidores e que estratégias você utilizará para competir com eles.

Como Fazer um Plano de Negócio Passo a Passo

O plano de negócio deve possuir uma estrutura básica que proporcione o entendimento completo do negócio.

As seções devem seguir uma sequência lógica que permita a qualquer pessoa entender os objetivos da empresa, como ela será organizada, quais os produtos e serviços, qual é o mercado, qual será a estratégia de marketing e a situação financeira.

Sumário executivo

Todo plano de negócio começa pelo sumário executivo.

É nele que você antecipa pontos importantes do plano para que o leitor tenha uma ideia sobre cada seção.

Você deverá deixar para fazê-lo por último, já que ele é um resumo do plano.

Além disso, deverá conter:

  • Descrição da empresa;
  • Diferenciais competitivos;
  • Missão;
  • Perfil dos empreendedores;
  • Produtos e serviços;
  • Mercado de atuação;
  • Localização;
  • Investimento inicial;
  • Forma jurídica;
  • Enquadramento tributário.

O seu sumário executivo deve ser simples com duas páginas no máximo.

Ele deve despertar o interesse do leitor, destacando os pontos mais importantes e fornecendo uma visão geral do planejamento.

Análise de mercado

Essa é a principal etapa de um planejamento. É aqui que você identifica se há demanda para o produto ou serviço que pretende fornecer.

Essa análise te ajuda a compreender o mercado no qual você pretende atuar.

Para começar, você deve identificar o nicho de mercado que pretende atender. Um nicho de mercado é um grupo de clientes com características semelhantes.

Para atender de forma eficiente esses clientes, responda às seguintes perguntas:

  • Quem está comprando?
  • O que está comprando?
  • Porque está comprando?
  • Quais são seus hábitos de compra?
  • Qual é a sua renda?
  • Qual é o seu nível cultural?
  • Onde moram?
  • Qual é o estilo de vida deles?

Respondidas essas perguntas, você terá informações para definir os canais de distribuição, ações promocionais, planos de comunicação e política de preços.

Os seus concorrentes deverão ser avaliados levando em conta o seu posicionamento no mercado.

Você deve pesquisar os produtos e serviços deles, suas características e benefícios, política de preços e como eles vendem.

Além disso, deverá descobrir porque os clientes compram deles e porque deixam de comprar.

Para finalizar essa etapa, você deverá se informar sobre os fornecedores do seu negócio. Busque informações sobre os fornecedores e a reputação deles no mercado.

Mantenha um cadastro atualizado com o contato, preços, condições de pagamento e de entrega de cada um deles.

Plano de marketing

Ele é a forma estruturada de como a empresa vai ofertar os produtos e serviços.

No plano de marketing, você deve informar uma descrição completa dos produtos e serviços, a qualidade e utilidade e como você vai se diferenciar dos concorrentes.

É nessa parte que você vai detalhar as formas de divulgação da empresa.

Plano operacional

O plano operacional define como a empresa vai desenvolver ou comercializar os produtos e serviços.

Aqui você vai relacionar os equipamentos que serão utilizados, a quantidade de pessoas e o tempo demandado para cada etapa.

Plano financeiro

O plano financeiro é o resultado em números do plano de negócio.

Caso você tenha concluído que o negócio é viável, então é hora de definir o investimento de implantação.

O investimento inicial levará em conta os seguintes pontos:

  • Investimentos fixos;
  • Investimentos pré-operacionais;
  • Capital de giro;
  • Demonstrativo de resultados.

O plano financeiro permite calcular o ponto de equilíbrio, que é o faturamento mínimo para a empresa não ter prejuízo.

O plano financeiro permite também conhecer o prazo de retorno do investimento, ou seja, o tempo que será necessário para recuperar o capital investido.

Você também vai conhecer a lucratividade da empresa, que é o lucro comparado com a receita total.

Para Finalizar

Lembre-se que essa ferramenta deve ser utilizada também após a abrir sua empresa. Fazer um plano de negócio bem feito é importante, pois você terá em mãos informações valiosas que vão trazer vantagens competitivas.

Pesquisa e Edição

Jackson Baia

 

Fonte: https://pequenosnegocioslucrativos.com.br

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