Uma dúvida frequente entre empreendedores é saber como fazer um plano de negócio.
Essa ferramenta é uma das mais completas e estratégicas para avaliar uma ideia de negócio e identificar se ela é realmente uma oportunidade.
O plano de negócios é um documento usado para descrever o seu empreendimento e o modelo de negócio que o sustenta. Através dessa ferramenta você poderá organizar a estrutura do negócio.
Além disso, através de um plano de negócio você define estratégias, organiza recursos e atribui papéis a cada pessoa que irá compor sua equipe de trabalho.
Tópicos desse artigo:
1 Objetivos de um Plano de Negócio
2 Como Fazer um Plano de Negócio Passo a Passo
2.1 Sumário executivo
2.2 Análise de mercado
2.3 Plano de marketing
2.4 Plano operacional
2.5 Plano financeiro
3 Para Finalizar
Objetivos de um Plano de Negócio
Mais adiante mostraremos como fazer um plano de negócio passo a passo. Antes, veja quais são os principais benefícios em utilizar essa ferramenta administrativa.
- Testar a viabilidade de uma ideia de negócio;
- Captar recursos financeiros para a sua empresa;
- Informar com precisão sobre o negócio da empresa;
- Dar credibilidade à empresa;
- Conferir orientação estratégica aos gestores;
- Organizar informações sobre o negócio e suas estratégias;
- Conquistar novos sócios para o negócio.
Ao fazer um plano de negócio você deverá responder às seguintes perguntas:
Qual é o seu negócio?
Descreva o que é o negócio, qual é a oportunidade e como você vai ganhar dinheiro com ela.
O que você vende?
Aqui você vai mostrar o modelo de negócio da empresa, ou seja, o que você está vendendo, de que forma e como a empresa vai ganhar dinheiro.
Qual é o seu mercado?
Defina o seu público-alvo, o nicho de mercado que vai atuar, os competidores e que estratégias você utilizará para competir com eles.
Como Fazer um Plano de Negócio Passo a Passo
O plano de negócio deve possuir uma estrutura básica que proporcione o entendimento completo do negócio.
As seções devem seguir uma sequência lógica que permita a qualquer pessoa entender os objetivos da empresa, como ela será organizada, quais os produtos e serviços, qual é o mercado, qual será a estratégia de marketing e a situação financeira.
Sumário executivo
Todo plano de negócio começa pelo sumário executivo.
É nele que você antecipa pontos importantes do plano para que o leitor tenha uma ideia sobre cada seção.
Você deverá deixar para fazê-lo por último, já que ele é um resumo do plano.
Além disso, deverá conter:
- Descrição da empresa;
- Diferenciais competitivos;
- Missão;
- Perfil dos empreendedores;
- Produtos e serviços;
- Mercado de atuação;
- Localização;
- Investimento inicial;
- Forma jurídica;
- Enquadramento tributário.
O seu sumário executivo deve ser simples com duas páginas no máximo.
Ele deve despertar o interesse do leitor, destacando os pontos mais importantes e fornecendo uma visão geral do planejamento.
Análise de mercado
Essa é a principal etapa de um planejamento. É aqui que você identifica se há demanda para o produto ou serviço que pretende fornecer.
Essa análise te ajuda a compreender o mercado no qual você pretende atuar.
Para começar, você deve identificar o nicho de mercado que pretende atender. Um nicho de mercado é um grupo de clientes com características semelhantes.
Para atender de forma eficiente esses clientes, responda às seguintes perguntas:
- Quem está comprando?
- O que está comprando?
- Porque está comprando?
- Quais são seus hábitos de compra?
- Qual é a sua renda?
- Qual é o seu nível cultural?
- Onde moram?
- Qual é o estilo de vida deles?
Respondidas essas perguntas, você terá informações para definir os canais de distribuição, ações promocionais, planos de comunicação e política de preços.
Os seus concorrentes deverão ser avaliados levando em conta o seu posicionamento no mercado.
Você deve pesquisar os produtos e serviços deles, suas características e benefícios, política de preços e como eles vendem.
Além disso, deverá descobrir porque os clientes compram deles e porque deixam de comprar.
Para finalizar essa etapa, você deverá se informar sobre os fornecedores do seu negócio. Busque informações sobre os fornecedores e a reputação deles no mercado.
Mantenha um cadastro atualizado com o contato, preços, condições de pagamento e de entrega de cada um deles.
Plano de marketing
Ele é a forma estruturada de como a empresa vai ofertar os produtos e serviços.
No plano de marketing, você deve informar uma descrição completa dos produtos e serviços, a qualidade e utilidade e como você vai se diferenciar dos concorrentes.
É nessa parte que você vai detalhar as formas de divulgação da empresa.
Plano operacional
O plano operacional define como a empresa vai desenvolver ou comercializar os produtos e serviços.
Aqui você vai relacionar os equipamentos que serão utilizados, a quantidade de pessoas e o tempo demandado para cada etapa.
Plano financeiro
O plano financeiro é o resultado em números do plano de negócio.
Caso você tenha concluído que o negócio é viável, então é hora de definir o investimento de implantação.
O investimento inicial levará em conta os seguintes pontos:
- Investimentos fixos;
- Investimentos pré-operacionais;
- Capital de giro;
- Demonstrativo de resultados.
O plano financeiro permite calcular o ponto de equilíbrio, que é o faturamento mínimo para a empresa não ter prejuízo.
O plano financeiro permite também conhecer o prazo de retorno do investimento, ou seja, o tempo que será necessário para recuperar o capital investido.
Você também vai conhecer a lucratividade da empresa, que é o lucro comparado com a receita total.
Para Finalizar
Lembre-se que essa ferramenta deve ser utilizada também após a abrir sua empresa. Fazer um plano de negócio bem feito é importante, pois você terá em mãos informações valiosas que vão trazer vantagens competitivas.
Pesquisa e Edição
Jackson Baia
Fonte: https://pequenosnegocioslucrativos.com.br