COMO DIFERENCIAR SUA EMPRESA DOS CONCORRENTES?

Esta é uma pergunta que não quer calar.

Diariamente nascem novas empresas, novos produtos e serviços são lançados no mercado. Para dificultar a cada manhã a concorrência está mais competitiva. Segundo especialistas, a tendência é de que a concorrência tende a aumentar. Então, o que fazer? Como enfrentar a realidade? Quais os caminhos para que sua empresa não entre nas estatísticas negras de empresas que “quebram” a cada mês e ano em nosso país? “É a diferença que faz a diferença.”

Apresentamos dentre inúmeras alternativas, quatro princípios que bem aplicados, certamente ajudarão sua empresa a diferenciar-se dos concorrentes e manter-se no mercado:

1º IDEIAS CLARAS
Um dos princípios fundamentais que faz a diferença é que a empresa tenha claramente definido suas metas, onde ela pretende chegar e como alcançar seus objetivos. Ela precisa comunicar à sua equipe sobre seus valores, sua política, o que ela espera de cada colaborador. Estabelecer regras, e ao mesmo tempo dar liberdade para que sua equipe interaja acerca do futuro da empresa. Pois, isso motivará todos os envolvidos a comprometer-se com ela. Sua empresa já definiu o que ela quer para o ano de 2013? Será que sua equipe sabe qual a direção que sua empresa está tomando?

2º QUALIFICAÇÃO DE MÃO DE OBRA
Este é outro princípio de extrema relevância para se diferenciar no mercado. Mas, como você pode promover a qualificação da sua equipe? Investindo em cursos e treinamentos sobre os produtos e serviços ofertados. Invista o quanto for necessário, treine constantemente para que haja elevação da qualificação dentro da empresa. Pesquisas indicam que os clientes priorizam o bom atendimento mais do que o preço. Será que sua empresa oferece cursos? Treina e recicla continuamente sua equipe?

3º FOCO NO CLIENTE
Nunca se falou tanto neste tema como nos dias atuais, exatamente por causa da concorrência e do comportamento dos consumidores que a cada dia se tornam mais exigentes. Logo, este princípio é de suma importância para se destacar entre os concorrentes: conhecer a necessidade do cliente, o que ele quer e o que ele não quer. Saber surpreende-lo, promover fidelização e porquê não emocioná-lo. Sua equipe tem focado a necessidade do cliente? Está habilitada para proceder dessa forma?

4º RELACIONAMENTO
E por fim, o último princípio, Philip Kotler afirmou que o “networking (relacionamento) vale mais que a propaganda”. Especialistas afirmam que as pessoas gostam de negociar com quem elas têm um bom relacionamento. Pense um pouco¹ Quem é o seu melhor fornecedor? Qual é a empresa que você mais compra? As pessoas envolvidas nestas duas perguntas têm um bom relacionamento com você? Acredito que a resposta seja sim. Isso confirma o que os especialistas comprovaram. “Nós gostamos de fazer negócios com quem nos relacionamos bem”.
Portanto desenvolva um bom relacionamento com seu cliente. Sua equipe conhece este princípio? Se conhece, esmera esforços na aplicação desta importante ferramenta?

Certamente não temos a mínima pretensão de esgotar o assunto, mas com estes quatro princípios básicos sua empresa terá diferencial em potencial em relação aos seus concorrentes.

JACKSON BAIA
www.jacksonbaia.com.br

0800 605 5544

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *