COMO SER UM PALESTRANTE: 3 DICAS PARA A SUA JORNADA

Como ser um palestrante é uma das perguntas mais frequentes para quem está buscando novas formas de compartilhar seu conhecimento técnico ou sua experiência de vida. Mas, ao contrário do que muitos pensam, não existe uma fórmula pré-definida.

A carreira de palestrante exige clareza a respeito do conhecimento que se quer compartilhar. Tanto da sua área de conhecimento específica e do público com o qual pretende dialogar.

Se você está em busca de orientações que possam ajudá-lo a descobrir como ser um palestrante, este é o conteúdo que você precisa.

Longe de ser exaustivo, nós identificamos três aspectos essenciais que devem ser considerados sobre como ser um palestrante:

1. OLHE PARA SI MESMO

Há uma regra básica na vida: só é possível provar nosso valor se nós o reconhecermos.

De nada adianta almejar uma carreira de sucesso como palestrante se você não souber reconhecer o assunto pelo qual você tem paixão. Ser um palestrante passa por se conhecer acima de tudo, descobrindo os melhores gatilhos para refinar o próprio conhecimento.

Antes de ir para o mercado, ter consciência de si é fundamental para vencer os desafios de como ser um palestrante. Entender a temática de trabalho que se mostra como a mais atraente e que possui sintonia com a sua história de vida. Assim, é só você fazer o exercício de pensar que, para falar horas sobre um mesmo assunto, é preciso não apenas dominá-lo, mas amá-lo.

“É necessário enxergar prazer em refinar constantemente um mesmo conteúdo”, é o que diz Fernanda Zerbini, especialista em palestras.

Outra consequência importante de olhar para si está em entender a importância do seu tema para o público. Tornar-se um palestrante de sucesso passa por um trabalho importante de sua marca pessoal. Trazendo valor a um nicho de mercado que já existe. Nesse sentido, é possível se diferenciar e conquistar o seu lugar como um palestrante de sucesso.

E, é claro, não basta querer ser um palestrante sem estabelecer metas para atingir esse objetivo. Aqui segue uma dica nossa: comece respondendo a essas perguntas para dar início à sua jornada e entender qual é o melhor caminho para você chegar lá:

S – Específica: Que tipo de palestrante você quer ser?

M – Mensurável: Quanto de tempo você está dedicado ao seu assunto de interesse?

A – Atingível: Que tipo de ação você adotará para ser um palestrante?

R – Relevante: Por que você deseja ser um palestrante?

T – Temporizável: Quando você pretende ser um palestrante?

2. INSPIRE-SE EM PESSOAS

Como qualquer carreira, nossas referências dizem muito sobre quem somos. Na busca de respostas sobre como ser um palestrante, a inspiração em personalidades de sucesso é essencial.

Contudo, é preciso ter o cuidado para que a inspiração não se torne uma tentativa de cópia. E e esta, por sua vez, uma catalisadora da frustração.

No segmento de palestras, a existência de um mentor ou o acompanhamento técnico de especialista do mercado é um dos fatores determinantes de sucesso. Isso permite que você entenda melhor sobre o mercado, preços, formatos e caminhos.

Considerar a busca do acompanhamento de um palestrante com experiência no ramo significa pensar estrategicamente a sua jornada. Combinar o início da sua trajetória aos atalhos que só quem possui experiência é capaz de apontar é um grande diferencial.

O profissional que busca construir o seu caminho de palestrante a partir de uma inspiração terá mais chances de tornar a sua prática mais assertiva. Ou seja, a curva de aprendizado sobre como identificar o seu público-alvo e adequar o seu conteúdo à audiência será bem mais rápida.

Inspire-se nessas 10 palestras imperdíveis do TEDx!

3. ENTENDA A JORNADA

Palestrar é muito mais do que falar sobre um tema em frente a centenas de pessoas. Requer conteúdo de qualidade, materiais de apresentação bem formatados, retórica e oratória coerente.

Muitas pessoas acham que a dinâmica de dar uma palestra é a mesma daquela de sala de aula, por exemplo. É preciso que se tenha clara a distinção entre uma boa oratória de professor daquela que se faz em uma palestra.

Os formatos comprometem completamente as percepções, pois tratam com públicos e propostas diferentes.

A experiência vai torná-lo um bom palestrante.

Os erros e os acertos são partes fundamentais da jornada sobre como ser um palestrante

Por isso, atente-se a esses pontos:

1. Pratique sua palestra!

Teste quantas vezes for necessário. Se preciso for, compartilhe o conteúdo gratuitamente.

2. Palestre em um ambiente familiar!

Lembre-se de que palestrar em um ambiente que você possa controlar, para ganhar experiência e elaborar o melhor que o seu conteúdo pode oferecer. Isso será um ótimo início.

Ser palestrante é uma longa jornada. Corresponde à prática incansável de refinamento da palestra, pois ela nunca estará pronta.

Então, leve sempre em consideração que:

➤ O  contexto da palestra muda a fala;

➤ O modo de falar é a força motriz para o direcionamento que se quer dar às pessoas com as quais se conversa;

➤ Conhecer o público com o qual você está falando é essencial.

Ser um palestrante de sucesso passa por compreender as principais ferramentas capazes de envolver o seu público. E essa habilidade é conquistada com a experiência.

Já sabe como ser um palestrante de sucesso?

Levar em consideração os seus talentos e reconhecer os seus diferenciais é o primeiro passo de como ser um palestrante. E assim ter uma vida longa e próspera no ramo.

Não esqueça: olhe para si mesmo, identifique pessoas capazes de inspirá-lo e entenda que sua jornada será longa.

➤  Ao traçar seu objetivo, leve em conta que o tempo do sucesso é proporcional à sua dedicação. A receita de como ser um palestrante envolve tanto os fatores externos da sua vida quanto aqueles que dizem respeito ao seu repertório particular.

➤ O segredo de como ser um palestrante se encontra na identificação do que faz esta profissão tão diferente das outras.

➤  Longe de ser um plano B ou um “plus” na carreira, ser um palestrante compreende um universo de constantes descobertas. Se tornando uma longa jornada de autoconhecimento.

Pesquisa e edição

Jackson Baia

Fonte: Marcio Spagnolo – BASE/SA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *