Estimular o empreendedorismo dos funcionários é fundamental para as empresas que desejam inovar.
Para construir uma empresa inovadora, é necessário muitos ingredientes. O mais importante deles é desenvolver uma cultura aberta para inovar. Esta cultura é diretamente influenciada pela visão e postura das lideranças da organização. Os líderes direcionam estratégias e prioridades, definem a visão de futuro e investimentos, dão exemplos e reforçam comportamentos.
A cultura de uma empresa é moldada no dia a dia. Ela reflete as atitudes, crenças e valores de seus líderes. Assim, a empresa somente se torna inovadora se seus líderes priorizam a estratégia e realmente incorporam os valores de inovação – liberdade, gosto pelo risco, criatividade, meritocracia, entre outros. Transformar a empresa como um todo para a inovação é um processo de cima para baixo. Naturalmente, cada um de nós pode contribuir para transformar nossa área e contagiar a cultura da empresa.
Um homem Inovador e seus Princípios – conceitos de William Mcknight
“A partir do momento que uma empresa cresce, aumenta a necessidade de delegar responsabilidades e encorajar homens e mulheres a tomar iniciativas. Isso requer uma certa tolerância, pois estas pessoas farão o trabalho da sua própria maneira.”
“Erros sempre vão acontecer. Mas se uma pessoa é essencialmente correta, os erros que ela comete, a longo prazo, serão menos graves do que os erros que uma liderança pode cometer ao dizer a um funcionário exatamente como ele deve fazer o seu trabalho.”
“Gestões de críticas destrutivas costumam matar as iniciativas quando algum erro é cometido. E é essencial termos pessoas com iniciativa se quisermos continuar a crescer.”
“Contrate bons funcionários e deixe-os em paz.”
Ele também incentivava e apoiava a iniciativa com elogios como “Adorei a iniciativa. Desenvolva o raciocínio e me mostre quando estiver pronto.”
Os valores de uma empresa inovadora
Não existe uma empresa igual a outra, cada uma tem a sua personalidade.
O que se sabe é que todas as organizações inovadoras compartilham algumas práticas:
- Autonomia dos funcionários;
- Meritocracia como pilar no desenvolvimento de carreiras;
- Colaboração entre pessoas;
- Reconhecimento como prática cotidiana;
- Abertura para empreender e buscar desafios;
- Incentivo à tomada de riscos;
- Tolerância aos erros.
Lideranças Inspiradoras – Conheça alguns visionários que foram responsáveis por compartilhar o DNA da inovação nas empresas.
THOMAS EDISON – inventor, cientista e empresário – foi um dos primeiros inventores a utilizar os princípios de prodição maciça no processo de invenção e desenvolvimento de aplicações comerciais. Com 2332 patentes registradas, contribuiu para o desenvolvimento tecnológico e científico e foi um dos precursores da revolução tecnológica do século XX, tendo papel determinante também na indústria do cinema. Entre suas invenções estão a lâmpada elétrica incandescente, o gramofone, o cinescópio, o ditafone e o microfone de grânulos de carvão para o telefone.
HENRY FORD – Fundador da Ford Motor Company, Henry Ford não apenas inventou o primeiro automóvel, mas inovou ao ser o primeiro empresário a aplicar a produção em série na fabricação de automóveis. A produtividade elevada tornou o produto acessível, popularizando sua adoção no início do séc XX.
RICHARD BRANSON –
Atitudes do líder inovador – Confira algumas práticas que podem ajudar você a inspirar o seu time e fazer a diferença.
- CRIA UMA VISÃO INSPIRADORA PARA A EMPRESA COMEÇANDO PELO SEU DEPARTAMENTO.
- APOIA AS PRÁTICAS QUE TRAZEM VALOR A SEUS CLIENTES, COLABORADORES E PARCEIROS;
- DESAFIA O SEU TIME E RECONHECE AS MELHORES PRÁTICAS;
- INCENTIVA O INTERCÂMBIO DE CONHECIMENTO ENTRE AS PESSOAS E A APRENDIZAGEM CONTÍNUA NO AMBIENTE DE TRABALHO;
- ESTÁ SEMPRE ACESSÍVEL A IDEIAS E OPINIÕES;
- DELEGA RESPONSABILIDADES E EVITA A CENTRALIZAÇÃO DE DECISÕES EM TODAS AS SITUAÇÕES;
- ESTIMULA A TOMADA DE RISCOS E PRATICA A TOLERÂNCIA A ERROS;
- QUESTIONA PERMANENTEMENTE O STATUS QUO.
FOCO NO RESULTADO – Nunca se esqueça disso.
Afinal, inovação não se limita a ideias criativas, ela só se completa quando se traduz em valor para as pessoas e em lucro para as empresas.
E você, como acha que é possível transformar seu ambiente de trabalho?
Que atitudes pode adotar para incentivar a inovação?
O que tem feito para estimular sua equipe a pensar fora da caixa?
Lembre-se são as pessoas que fazem acontecer por isso…
OFERECER AUTONOMIA AJUDA A FAZER A DIFERENÇA
- Compartilhar decisões;
- Abrir espaço para novos talentos;
- Engajar-se na preparação de sucessores,;
- Transformar ideias criativas em projetos de novos negócios;
- Ouvir opiniões e pontos de vista diferentes;
- Acolher atitudes empreendedoras;
- Envolver os colaboradores na busca dos objetivos da organização
Estas são algumas das atitudes que ajudam a desenvolver uma cultura de inovação nas empresas.
Mas lembre-se que delegar não significa conceder total liberdade, fundos infinitos e plena imunidade a riscos. Também não significa delegar uma responsabilidade muito maior do que a pessoa pode suportar. Delegar autonomia significa abrir espaço para que os empreendedores da sua empresa possam inovar em seus próprios processos.
O mais sensato é estimular o empreendedorismo e permitir que seus funcionários tenham sua liberdade, seu espaço e sua própria maneira de trabalhar desde que respeitem alguns limites. Essa é a combinação ideal para despertar líderes de alta performance, que efetivamente contribuirão de forma mais significativa com as empresas.
A liberdade, a sensação de autonomia e o horizonte de desafio e confiança são essenciais para que a sua empresa possa reter os melhores talentos, concretizar a capacidade inovadora dos líderes de alto desempenho, fortalecer e motivar propósitos, conceber ideias, experimentar possibilidades e criar abertura para a inovação.
Abraço Jackson Baia
Fonte: 3M