MISSÃO VISÃO E VALORES COMO ESTABELECER? – 5 DICAS FUNDAMENTAIS

Missão Visão e Valores – Os três pilares não têm somente palavras bonitas. Eles devem ser levados a sério por empreendedores que querem conquistar o sucesso com ética.

A maioria das empresas estabelece, logo no começo de suas trajetórias, suas missão, visão e valores.

O Conjunto formado pela missãovisão e valores representam a identidade organizacional. Todos devem saber claramente o propósito, a razão da existência da organização. E isto se torna uma forma de motivar a equipe, ao se praticar os princípios que levaram a empresa ao sucesso inicial. Estes três pilares, normalmente, mostram uma empresa íntegra e com objetivos bastante arrojados. Até por serem bastante otimista, existe a impressão, pelo menos da parte de quem é leigo, de que a elaboração desse campos não passa de um clichê. Mas não é bem assim. A missão, a visão e os valores não são criados só porque precisam existir. Quem não os segue eventualmente terá problemas, pois sem essas definições, o único objetivo é o lucro, e tal busca não é sustentável.

O que deve ser levado em conta por empreendedores que estão começando e precisam estabelecer suas missão, visão e valores? Confira:

1. Saiba o que é cada um
Especialistas em administração têm definições um pouco diferentes do que são a missão, a visão e os valores de uma empresa, mas todos concordam no que, basicamente, consiste cada um desses pilares.

A missão (o que queremos fazer) é o detalhamento da razão de ser de um empresa. Mostra, então, o porquê da sua empresa existir. Também deve deixar claro o segmento em que o negócio está inserido e como a empresa espera ser reconhecida por seus clientes, fornecedores e parceiros.

A visão (onde queremos chegar) mostra aonde o empreendedor quer chegar. Normalmente, engloba objetivos de longo prazo, mas também tem espaço para conquistas menos demoradas.

Os valores (ao que damos ênfase) são os princípios éticos que norteiam o dia a dia da empresa. “Visão e valores estão firmemente atrelados. Só se atinge um pilar se o outro for levado a sério”.

2. Leve a elaboração a sério
Para elaborar a missão, a visão e os valores ideais de uma organização ou empresa, não dá para gastar somente alguns minutos rabiscando palavras bonitas em um papel. Deve-se passar um ou dois dias com seus sócios, mentores e pessoas relevantes para o negócio e, literalmente, colocar todo mundo para refletir sobre a melhor forma de definir a empresa.

3. Ajustes, sim. Desvios, não
No começo de uma trajetória, empreendedores esperam passar, na pior das hipóteses, alguns anos chefiando o negócio que criaram. E muita coisa pode mudar nesse ínterim. Pode ser que, enquanto o tempo passe, você perceba que certas mudanças nos três pilares sejam realizadas. Não tem problema. “Ajustes podem ser feitos. Desvios, nunca.” Não se pode esquecer a essência, o cerne da empresa.

4. Metas
Assim como a visão, as metas estabelecem objetivos futuros. Os dois devem estar atrelados, pois, dessa maneira, fica mais fácil obter conquistas que ajudem você a realizar seus grandes objetivos – aqueles estabelecidos na visão que você escolheu.

5. Tenha um sonho realizável
Ainda sobre a visão, pense em um objetivo que seja tangível. É claro que um empreendedor deve pensar que nada é impossível. Sonhe grande, mas não sonhe com algo que muito provavelmente jamais acontecerá. “Quando o sonho é muito difícil, o empreendedor pode desanimar”.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios – 2015/08 – Runa Ratz participante do projeto “O primeiro ano da minha empresa”.

Pesquisa e Edição: Jackson Baia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *